Em plena crise provocada pela prolongada estiagem no RS e que já produziu prdas irreversíveis de 9 milhões de toneladas de grãos (30% da safra total), o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, resolveu fazer uma viagem inútil para a Galícia, uma desconhecida região da Espanha.
. O resultado da visita de uma semana só não foi o maior fiasco de missões do atual governo, porque pior foi a viagem do vice-governador Beto Grill, que foi às pressas para o Uruguai, alegando que fecharia uma joint venture entre catadores de lixo de Montevidéu e de Porto Alegre (Grill queria apenas abrir espaço para três segundos de fama para o presidente da Assembléia, Adão Vilaverde, candidato do PT à prefeitura de Porto Alegre).
. O editor registra dois momentos de glória da viagem do secretário Luiz Fernando Mainardi, alegadamente interessado em examinar “progressos” galegos na área leiteira:
1) Ao visitar a empresa pública Xenética Fontao, a maior da Espanha, e ao propor um acordo de transferência de tecnologia na área de sistema de cultivo embrionário, o secretário foi surpreendeido pelos espanhóis, que avisaram:
- A tecnologia é brasileira, da USP, de São Paulo, e não nossa.
2) Ao visitar pequenos empreendedores locais que buscam agregar valor ao leite, o secretário descobriu que eles estavam industrializando e enlatando arroz de leite. No Brasil não há tecnologia para isto e nem se sabe se existe mercado. Luiz Fernando Mainardi achou que descobriu o ovo da galinha.
. Sem contar dois deputados, pagos pela Assembléia, a comitiva do governo gaúcho não incluiu nenhum dos grandes empreendedores que garantem a atividade leiteira do RS.
Fonte: Polibio Braga
Postado por Ver. Bassin
Caro Vereador Bassin !
ResponderExcluirQueres conhecer a seriedade do trabalho do jornalista Polibio? Pergunta para o Deputado Polo (PP), ou para o Deputado Aloísio (PTB), ou quem sabe para a Deputada Zila , de seu partido, o PSDB, ou ainda para os presidentes da Fetag ou da Cosuel, que também fizeram essa viagem a Galicia, pra saber qual a opinião deles sobre nossa agenda de trabalhos por lá, a importância disso para nosso estado.