
A falta de chuva em nossa região já traz prejuizos incalculáveis. A agricultura está totalmente comprometida, plantadores de soja estão colhendo entre 5 e 10 sacas por ht, com isso não pagam nem o arrendamento das terras, outros nem vão colocar as maquinas para colher pois não paga nem o óleo diesel e assin vai.

Esta é uma lavoura se soja de nossa região com mais de 300 ht que foi abandonada por motivo da seca.

Agora que a lavoura está perdida o que mais preocupa é a falta de água. Muitas propiedades não tem mais água nem para os animais. Para o consumo humano a prefeitura está levando água na medida do possivel. Estamos virando Nordeste. A mais de 6 meses em alguns lugares não vem uma chuva de boa intencidade que possa juntar água nos açúdes. A grande maioria das familias do interior é um clamor só para que a patrulha agricola do municipio limpe algumas vertentes e bebedouros que restam. Só que a patrulha não dá vencimento.
Estaria na hora de se repensar a situação destas pessoas. Talves pedir o apoio da secretaria de obras do municipio ou até o municipio tercerizar máquina. Alguma coisa deve ser feita.
Estas pessoas não pediram que acontecesse o que está acontecendo.
Você ficaria de braços cruzados vendo um animal seu morrendo de sede e sem ter o que comer?
Vamos fazer alguma coisa para aqueles que produzem o pão nosso de cada dia e que só reclamam quando não dá mais pra aguentar.
Antes que os poucos que sobram no meio rural abandonem a produção primária e venham para a cidade em busca de dias melhores. Eu como Vereador e também agricultor encaminhei uma Moção ao governo federal e para todas as bancadas pedindo que o governo e os parlamentares se sencibilizem com os Gaúchos que sofrem com a seca. Que haja um rebate de 50% nos custeios agricolas, prorogação das dividas, e para a agricultura familiar um auxilio de 1 salário minimo por 6 meses.
Postado por Ver. Bassin
Nenhum comentário:
Postar um comentário