15 de junho de 2012

Barragem de Santiago

A barragem que abastece nossa cidade continua baixando, e se não chover forte nos próximos dias a coisa fica feia.
Estive ontem fazendo uma visita à barragem e me imprecionei com a atual situação. Segundo Rubem Lima, gerente da Corsam, a barragem ainda tem serca de 4 metros de água.
Do dia 5/5/2012 até a data de hoje ela baixou quase 1,80 metros, considerando que a cada centimetro que ela baixar menor fica o seu diametro e consequentemente a tendência é de baixar mais rápido.


Na foto abaixo, da pra ver na parte superior esquerda, a taipa que foi feita para conter a água quando estavam construindo a barragem. Isto é uma prova que não temos tanta água assim como se comenta.`
É assustador ver a barragem na situação que se encontra, e pior ainda se não se confirmar as chuvas que estão previstas.
Na proxima foto é uma régua com peças de cerâmica, em uma das colunas de sustentação da passarela, de metro em metro é numerada. Do numero lV até o nivel da água são mais ou menos 2 metros. Então a barragem já baixou 6 metros.






Como disse em seu blog o Vereador Bianchini, são fotos históricas que não gostariamos de ver novamente, a não ser estas em albuns.
A minha preocupação é que não se confirme a chuva que está prevista, e para a  próxima semana não há previsão de chover, ai sim acredito a situação se complica, e não escaparemos de racionamento.




Eu não sou Engenheiro e nem um técnico mans analizando friamente acredito que ela esteja com 20 a 25%de sua capacidade de água.
As pessoas podem dizer que se levou praticamente 10 meses para baixar 6 metros levará mais 2 a 3 meses para secar. Só que não é bem assim, temos que levar em conta que as vertentes levaram no minimo de 5 a 6 meses para parar de verter água, e após isso que ela baixou bem mais rápido.
Algumas vertentes começaram a verter, mans é pouca coisa ainda, precisaria chover e chover muito para uma recuperação. Por enquanto é só esperar.

Vamos economizar água, vamos pensar que não temos plano 2, é só o que temos. E vamos torcer que chova, e chova muito, para afastar este mal que assustando nossa população.

postado por Ver. Bassin

Nenhum comentário:

Postar um comentário