20 de fevereiro de 2013

Programa Democracia‏






Nesta terça-feira (19) o Dep. Pedro Pereira (PSDB), participou de debate no Programa Democracia da TV Assembleia sobre a criação de carreira estadual para médicos

No Programa Democracia gravado nesta terça-feira na TV Assembleia com a participação do Ex-Deputado e Ex-Secretário de Saúde do RS Germano Bonow e do Diretor do Simers Jorge Eltz, foi debatida a criação da carreira estadual para médico. O Dep. Pedro Pereira defendeu que somente através deste mecanismo teremos uma solução definitiva para a interiorização dos médicos no Rio Grande do Sul, pois através da criação de uma carreira pública nos moldes dos promotores e juízes, municípios pequenos que não contam muitas vezes com nenhum médico poderão ser contemplados com esses profissionais. A Fundação Getúlio Vargas, a pedido do Simers e da Federação Nacional de Médicos, já elaborou uma proposta de Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos para a categoria, que foi apresentada ao Poder Executivo e agora está à disposição dos deputados para análise.

Outro ponto debatido foi a sobrecarga que sofrem os municípios com relação a aplicação dos recursos, alguns aplicando em torno de 30 % do orçamento na Saúde enquanto a União e o Estado não repassam o que deveriam para a área.

Com relação ao SUS, sabemos que remunera mal os profissionais e os prestadores de serviços, não atendendo com dignidade os usuários do sistema que muitas vezes esperam por mais de um ano atendimento especializado e exames com maior grau de complexidade. A saúde é o bem maior do cidadão e não se faz saúde sem dinheiro e valorização dos profissionais da área (médicos, enfermeiros, técnicos, etc..), afirmou Pereira.
Postado por Pedro Bassin

Nenhum comentário:

Postar um comentário