31 de julho de 2013

Governo desiste de dois anos a mais na graduação de Medicina

A pressão dos médicos que culminou com a paralisação desta terça e quarta-feira obteve saldo positivo nesta manhã. Em reunião da comissão de especialistas com representantes da universidades federais, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou que o governo decidiu alterar um dos pontos mais polêmicos do programa Mais Médicos: os dois anos a mais na graduação de medicina poderão ser cursados na residência.
A comissão que incluía médicos de diversas áreas e professores univesitários apresentou para o ministério da educação a proposta. Por meio da assessoria, o MEC alerta que essa decisão já estava prevista na medida provisória do programa Mais Médicos.
Se prevalecer essa nova posição, anunciada após a paralisação que uniu da categoria por todo o país, a residência médica será exigida de quem entrou na faculdade de medicina de 2012 para frente.
De acordo com a nova proposta, os médicos recém-formados farão a especialização durante a residência médica, como atualmente, mas, no primeiro ano, a atuação será necessariamente na atenção básica de urgência e emergência de uma unidade do SUS.
Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário