7 de outubro de 2013

Lasier Martins deixa Grupo RBS para concorrer ao Senado

Lasier Martins deixa Grupo RBS para concorrer ao Senado Marcos Nagelstein/Agencia RBS
Lasier deixará o comando do programa Conversas Cruzadas, da TVCOMFoto: Marcos Nagelstein / Agencia RBS
O comunicador Lasier Martins anunciou no jornal do Almoço desta segunda-feira, ao vivo, que está deixando o programa e as demais atividades no Grupo RBS para ser candidato ao Senado pelo PDT.
Lasier tomou a decisão no fim da semana passada e comunicou à direção da empresa a disposição de se afastar, cumprindo o que prevê o Guia de Ética e Autorregulamentação Jornalística do Grupo RBS.
No capítulo sobre partidos e campanhas políticas, o guia diz: "Na relação com candidatos e partidos, os veículos e os jornalistas do Grupo RBS adotam permanentemente uma série de preceitos que visam a preservar a credibilidade e a independência dos profissionais da empresa. O Grupo RBS entende como incompatível a simultaneidade da condição de comunicador com acesso ao público e candidato a cargo político. No momento em que é reconhecida ou oficializada esta condição, o comunicador deve deixar a empresa".
Ao se despedir dos telespectadores, Lasier fez referência ao guia e reiterou os motivos que o levaram a deixar a carreira jornalística.
— Saio agora para respeitar o elogiável guia de ética da RBS, tanto quanto pelo entendimento de que não seria ético nem justo continuar me valendo de uma exposição vantajosa na mídia, que outros concorrentes não teriam, mesmo faltando um ano para o pleito — afirmou.
Em seguida, falou sobre os vários convites que recebeu ao longo dos últimos anos para entrar na política e pediu para ser fiscalizado, se for eleito:
— Vou para uma atividade que muita gente, há anos, me questionava para ingressar, pelas posições que exprimi diante das câmeras e do microfone. Nesses anos, recebi incontáveis convites de partidos para me filiar e concorrer, mas preferi amadurecer na comunicação social. Também nunca faltou quem procurasse a mim para me dissuadir de entrar na política alegando que acabaria contraindo os vícios que têm desvirtuado e desacreditado a política no Brasil, que eu seria com o tempo mais um mal falado por opção a conveniências pessoais em lugar do interesse coletivo, que acabaria conivente com os desvios, escândalos, desperdícios de recursos públicos, etc. Tranquilizo essas pessoas e peço que me fiscalizem daqui por diante, se tiver oportunidade de ser eleito.
Ao final, revelou os motivos que o levaram a optar pelo PDT.
— Precisei optar por um partido e optei pelo PDT por duas razões principais. Primeiro pelo seu programa partidário, que coloca como princípio primeiro o compromisso com a educação. Por outro lado, homenageio nessa escolha a memória do meu pai, que sempre foi trabalhista — disse o comunicar.
Advogado por formação, Lasier atuava há 27 anos na empresa, onde se tornou conhecido pelos comentários na RBS TV, na TVCOM e na Rádio Gaúcha.
Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário