28 de outubro de 2013

Riscos climáticos ou de produção?

Divulgação/Canal Rural
Foto: Divulgação/Canal Rural
De acordo com as previsões climáticas, o verão vai apresentar condições favoráveis à produção agrícola
Esta primavera tem apresentado um clima típico da estação: grande variabilidade de chuva e temperatura. Embora a primavera seja conhecida pelas pessoas como a estação das flores, não podemos esquecer que ela marca justamente a transição do inverno seco e frio para o verão, que é quente e chuvoso. Como estamos sob a influência de um ano neutro, ou seja, com a temperatura do oceano Pacífico Equatorial dentro da normalidade, as variações se tornam mais visíveis. Há praticamente duas décadas não se observava dois anos sem El Niño ou La Niña. A última vez que tivemos dois anos neutros foi em 1992 e 1993. Depois disso, foram sequências dos dois fenômenos seguidos ou intercalados.
 
Claro que a palavra “neutro” dá a impressão que tudo vai correr dentro da normalidade climática específica de cada região. Acontece que o clima possui outras vertentes que não os fenômenos globais. A temperatura do oceano Atlântico também tem o poder de potencializar ou não as chuvas nas regiões costeiras do Brasil. A distribuição das chuvas, por mais que esteja dentro da condição média da estação, dificilmente vai representar a condição ideal esperada pelo produtor. Esse conflito é evidenciado nesta época do ano no Centro-Oeste, devido ao calendário agrícola.

A expectativa do produtor é de que chova o quanto antes para que seja possível fazer duas safras dentro do período úmido. Só que este período não se estica muito, afinal o clima continua sendo o mesmo no Brasil em anos de neutralidade. O que mudou, na realidade, foi a produção.
 
De acordo com as previsões climáticas, o verão vai apresentar condições favoráveis à produção agrícola de um modo geral. A nova estação, que começa no dia 21 de dezembro, marca a colheita da maior safra de grão do país. Justamente por esta razão, as expectativas ficam tão voltadas para a estação. Que o verão é o período chuvoso no Brasil, a maioria sabe, a grande questão está na variabilidade e na distribuição dessa chuva em função dos ciclos das lavouras.

As lavouras com os ciclos mais curtos e concentrados ficam muito mais suscetíveis a esses riscos climáticos que, na realidade, são mais riscos da janela de produção. O mesmo não ocorre com as culturas perenes ou de ciclos anuais como o café, cana-de-açúcar e pastagens. Neste aspecto, podemos citar aqui alguns riscos regionais. 
Fonte: Rural  BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário