29 de novembro de 2013

Preço da gasolina sobe 4% a partir de sábado

Já o diesel ficará 8% mais caro nas refinarias; para o consumidor final, aumento da gasolina na bomba deverá ser de até 2,5%.

Preço da gasolina sobe 4% a partir da 0h

A Petrobrás informou nesta sexta-feira que os preços da gasolina e do diesel serão reajustados nas refinarias a partir da 0h deste sábado, dia 30. Para a gasolina, o aumento é de 4% e para o diesel, 8%. O reajuste foi decidido hoje durante a reunião do conselho de administração da estatal.
Para o consumidor final, o aumento da gasolina deve representar uma alta de 2% a 2,5% no preço na bomba, segundo cálculos do economista da LCA Consultores, Fábio Romão.
Segundo a empresa, os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais Cide e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.
O fato relevante afirma que a implementação da política de preços visa a "assegurar que os indicadores de endividamento e alavancagem retornem aos limites estabelecidos no Plano de Negócios e Gestão 2013-2017 em até 24 meses, considerando o crescimento da produção de petróleo e a aplicação desta política de preços de diesel e gasolina".
Outro objetivo da empresa é alcançar, em prazo compatível, a convergência dos preços no Brasil com as referências internacionais. Além disso, com esse modelo, a estatal busca não repassar a volatilidade dos preços internacionais ao consumidor doméstico.
Insuficiente. Para o analista do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) Adriano Pires, os reajustes darão um fôlego limitado à companhia, melhorando o resultado do primeiro trimestre, mas de forma insuficiente para resolver seus problemas de caixa.
"Infelizmente, o mercado vai ficar frustrado, o governo decepcionou. Prevaleceu o controle da inflação, foi uma vitória do ministro da Fazenda (e presidente do conselho de administração, Guido Mantega)", disse Pires. Ele acredita que o anúncio foi uma forma de a companhia evitar ações de minoritários na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pela implementação de uma política de preços que seja compatível com a empresa.
O analista também destaca que há contradições no fato relevante, já que a empresa fala de convergência de preços ao mercado internacional, mas sem repassar a volatilidade ao mercado interno.
Inflação. O impacto decorrente do reajuste será de 0,11 ponto porcentual na composição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), disse ao Broadcast o economista-chefe do Espírito Santo Investment Bank (Besi Brasil), Jankiel Santos.
De acordo com ele, o reajuste dos combustíveis vai se concentrar na inflação de dezembro, que deverá fechar com variação de 0,70% a 0,75%.
Segundo Romão, da LCA, o reajuste mais tímido do que o esperado praticamente garante ao governo manter o IPCA de 2013 abaixo dos 5,84% apurados no ano passado, porcentual considerado uma meta informal da equipe econômica.
Ainda de acordo com Santos, ao explicitar que os parâmetros da metodologia de preços serão estritamente internos à companhia, a Petrobras está querendo dizer que haverá fórmulas, mas que não as revelará.
Fonte: O Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário