19 de dezembro de 2013

Fecoagro prevê diminuição da renda do produtor de soja no RS

Um aumento de quase 10% nos custos de produção nas lavouras de soja do Rio Grande do Sul deve reduzir a renda do produtor para a próxima safra. A estimativa foi divulgada nesta terça, dia 17, pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (Fecoagro-RS).
Divulgação
Mesmo com previsão de safra recorde, o cultivo da soja está 9,45% mais caro em relação ao do ciclo passado, de acordo com a estimativa da Fecoagro. Os dados apontaram para uma projeção de quase 5 milhões de hectares para área de soja, o que representa avanço de 2,3%. A produção deve atingir pouco mais de 13 milhões de toneladas. A presença da lagarta Helicoverpa armigera nas lavouras gaúchas pode incrementar ainda mais os custos de produção. Apesar disso, para 2014, a avaliação é de um cenário positivo para os produtores, com remunerações no mesmo patamar da atual safra.
Nesta safra, a cultura do milho vive situação de equilíbrio entre receita e despesa no Rio Grande do Sul. A produtividade média estimada é de 5,5 mil quilos por hectare, uma leve alta em relação ao ano anterior. A safra deve chegar a 5,5 milhões de toneladas. No trigo, mesmo com a melhora nos preços, houve desequilibro nos resultados, de acordo com o estudo. Para o presidente da Fecoagro, Rui Polidoro Pinto, a importação do cereal sem a cobrança dos 10% da Tarifa Externa Comum prejudicou o setor, que perdeu competitividade com outros mercados.
Fonte: Rural br

Nenhum comentário:

Postar um comentário