23 de janeiro de 2014

Pozzobom é cotado para concorrer a governador

Nome do deputado estadual de Santa Maria circula entre os possíveis indicados pelo PSDB gaúcho para concorrer ao Governo do Estado.

Jorge Pozzobom defende candidatura própria do partido ao Piratini, o que reforça seu nome para a disputa (Foto Deivid Dutra/Arquivo/A Razão)
Jorge Pozzobom defende candidatura própria do partido ao Piratini, o que reforça seu nome para a disputa (Foto Deivid Dutra/Arquivo/A Razão)
Marcos Fonseca
O deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) está entre os possíveis pré-candidatos do partido ao governo do Estado em outubro. A indicação do nome do parlamentar santa-mariense já havia sido ventilada em 2013, mas voltou a ganhar força agora que as articulações no cenário político nacional começam a esquentar.
“Não tem como não estar feliz. Fui vereador, sou deputado e algumas pessoas estão lembrando de mim para ser governador”, disse ontem à noite Pozzobom, durante viagem ao Nordeste. Ele aproveitou uma viagem com fins políticos para também descansar com a família e aproveitar as praias de João Pessoa, na Paraíba.
O PSDB está unido com o DEM no Rio Grande do Sul para as eleições de 2014. A meta dos partidos é ter candidatos a deputado estadual e federal. Contudo, o comando do PSDB no Estado não descarta ter um concorrente também ao governo gaúcho. Tudo dependerá das negociações em torno do apoio à candidatura à Presidência do senador mineiro Aécio Neves (PSDB).
Somente em março, quando o cenário no país estiver definido, deverá ser discutida a eleição ao Piratini. O nome de Pozzobom ganha força exatamente porque ele é uma das vozes da sigla que há tempos defende a tese de o PSDB ter um candidato ao comando do Estado.
Uma pré-candidatura do deputado de Santa Maria dependerá das articulações estaduais do partido. Ele apoiou a eleição do deputado estadual Adilson Troca para presidente estadual, o que lhe abre portas na direção tucana. Além disso, Pozzobom assumirá em 31 de janeiro como líder da bancada tucana na Assembleia Legislativa.
Junto com Pozzobom, outros nomes fortes do partido surgem como possíveis pré-candidatos. Um deles é o da ex-governadora Yeda Crusius, que negaria o desejo de concorrer. O deputado federal Nelson Marchezan Junior, o ex-prefeito de Uruguaiana Sanchotene Felice e o ex-vice-governador Vicente Bogo. “Tenho absoluto respeito por todos os nomes. Meu nome está sendo lembrado mais em defesa do partido”, pondera.
Meta é reeleição – Enquanto não há definição sobre um candidato tucano ao Piratini em 2014, Jorge Pozzobom manterá seus planos políticos. Ele garante que pretende concorrer novamente para deputado estadual. Mas isso não significa o abandono de sonhos mais altos, como ser prefeito de Santa Maria. Em 2012, o tucano foi o terceiro colocado na disputa ao Executivo municipal, com 17,4% dos votos. O eleito foi Cezar Schirmer (PMDB), com 54,7%. Em segundo ficou a petista Helen Cabral, com 24,6% de preferência dos eleitores santa-marienses.
No futuro, a cadeira de governador também figura na lista do parlamentar. Antes, porém, o tucano trilhará o caminho do poder degrau por degrau. “Quero ser governador, mas antes quero ser prefeito”, revela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário