16 de janeiro de 2013

'Financial Times' critica 'jeitinho brasileiro' de Mantega e BC

Um dos jornais que serve de referência para o mundo das finanças, o Financial Times, ironizou hoje em um artigo o “jeitinho brasileiro” aplicado aos temas monetários e chegou a apontar que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o Banco Central estariam se transformando em “profissionais” nisso.
O "FT" chega a explicar ao público estrangeiro o que significa o termo “jeitinho”. Trata-se, segundo a publicação, do hábito de desviar das regras ou convenções por táticas altamente criativas e beirando a ilegalidade.
Segundo o jornal, tanto Mantega quanto o BC mantem sua ação dentro da legalidade. No caso do Banco Central, o jeitinho é usado na manutenção da taxa de juros e a diferença entre o que a instituição de fato anuncia e as taxas de fato cobradas. Isso porque Alexandre Tombini, presidente do BC, estaria permitindo que as taxas cobradas durante a noite sejam reduzidas, dando um estímulo à economia, sem anunciar de fato uma redução nos juros desde 2011.
Mantega também estaria usando o jeitinho para combater a inflação. Citando a Rádio Estadão, o FT aponta que o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, confessou que Mantega o pediu para não elevar as tarifas de transporte, para segurar a inflação. Segundo o jornal, Mantega já um “especialista no jeitinho”, diante de sua administração do crescimento e da própria moeda.
Fonte :O Estadão
Postado por: Pedro Bassin

Nenhum comentário:

Postar um comentário