23 de fevereiro de 2013

Carro cedido à BM desaparece em depósito de Porto Alegre

Aconteceu de novo. Mesmo após sucessivas denúncias de depredação e furto de peças de veículos que ocorrem em repartições vinculadas ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e promessas de que isso não seria tolerado, um depósito credenciado pelo departamento voltou a registrar o sumiço. 

Em agosto, reportagem de Zero Hora flagrou o furto de peças de veículos em um depósito de Porto Alegre. Agora, não houve desvio de equipamentos, mas de uma caminhonete inteira: a Mitsubishi L200 placas IKM-5300.

Outilitário foi apreendido em outubro pela Brigada Militar e levado para o Centro de Remoção e Depósito (CRD) do Vale, situado na zona norte de Porto Alegre. O veículo acabou desaparecendo de dentro da repartição oficial e, até as 20h de sexta-feira, não tinha sido encontrado.

Os policiais do 21º Batalhão de Polícia Militar (bairro Restinga) tinham planos para a caminhonete. Ela fora apreendida em 19 de outubro no bairro Restinga Velha, carregada com 180 quilos de maconha, uma submetralhadora e centenas de munições de calibre restrito. Os donos do veículo foram presos em flagrante, a droga foi remetida à Justiça e a L200, levada para o depósito do Detran, o CRD do Vale.

Os oficiais do 21º BPM resolveram pedir à Justiça que o veículo fosse cedido, temporariamente, para uso dos policiais. A permissão de cedência foi concedida pela juíza Cláudia Sulzbach, que atua no Fórum da Restinga.

– Quando fomos buscar a caminhonete, ela não se encontrava no depósito. Insistimos por dois dias, fizeram um pente-fino e nada. Nesta sexta-feira, os próprios donos do depósito registraram o sumiço, numa ocorrência policial – descreve o subcomandante do 21º BPM, major Egon Kvietinski.

Na ocorrência de número 113/2013, registrada na sexta-feira junto à Polícia Civil, a proprietária do CRD do Vale, Lara Majewski, confirma que a L200 apreendida deu entrada no depósito em 19 de outubro e não há nenhum registro de que ela tenha saído de lá. Ela não sabe explicar o que aconteceu.

Dirigente do Detran fala em “desorganização”

O Detran informa que uma busca está sendo realizada em dois pátios pertencentes ao CRD do Vale, situados na Rua Dona Teodora (Zona Norte). Cada pátio abriga 2 mil veículos. Um dirigente do Detran diz que “há esperança de que o fato se trate de desorganização, e não furto”. Caso a caminhonete não seja encontrada, os proprietários do depósito estão obrigados a indenizar os donos do veículo (ou o Estado, se este for confirmado como novo dono).

A delegada Vivian Nascimento, da Delegacia de Roubos de Veículos, diz que a ocorrência está registrada como furto e que o caso será investigado “com rigor” a partir de segunda-feira. Zero Hora tentou contato com os proprietários do CRD do Vale. Funcionários do depósito confirmaram que a caminhonete sumida ainda não apareceu. A dona do depósito não foi localizada na sexta por ZH.

A origem do caso 
Em 19 de agosto de 2012, reportagem de ZH revelou flagrante de um Uno e um caminhão Mercedes-Benz sendo depenados dentro de um depósito de Porto Alegre, o SOS Esteio. O estabelecimento era credenciado pelo Detran para receber veículos guinchados por dívidas, acidentes ou crimes. 

> Em 20 de agosto, o Detran interditou o SOS Esteio. Ficaram permitidas apenas retiradas de veículos ali depositados, mas não podiam ingressar no depósito veículos recém-removidos. 

> Em 21 de agosto, a Polícia Civil abriu inquérito sobre os furtos documentados no SOS Esteio. Foram identificados os funcionários fotografados pela reportagem e que cometeram furtos.

> Em 26 de outubro, o Detran concluiu auditoria no SOS Esteio e constatou a falta de peças em 43 veículos. A inspeção revelou ainda a falta de alguns itens pessoais dos proprietários dos veículos, como notebook, televisor e pen drives. O Detran apurou também que um automóvel sumiu inteiro.

> No dia 26 de novembro, a Polícia Civil indiciou por peculato – crime praticado por funcionário público – três funcionários do SOS Esteio pelo sumiço das peças no depósito. Foram responsabilizados Adão Luiz Pereira Dorneles, Lairto Heimerdinger (que furtaram peças do Uno) e Elton John Cardoso (que furtou o tacógrafo do caminhão).
Fonte Zero Hora
Postado por Pedro Bassin

Nenhum comentário:

Postar um comentário