1 de abril de 2013

Plenário do Senado aprova projeto que permite contratação diferenciada para obras da Copa


 O plenário do Senado aprovou hoje (26) o substitutivo da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) ao projeto de resolução que permite que projetos destinados à Copa do Mundo de 2014 que não fiquem prontos a tempo do evento possam ser concluídos dentro do modelo especial de contratações criado para eles.
As obras da Copa foram incluídas em regime excepcional que permitiu aos estados e municípios contratantes extrapolarem o limite de endividamento definido pelo Senado. Caso não fossem concluídas até o evento, no entanto, sairiam da matriz de investimentos e ficariam em situação irregular, por contrariar as normas gerais de endividamento.
O substitutivo ao projeto de resolução, de iniciativa do senador Romero Jucá (PMDB-RR), foi aprovado em regime de urgência pela CAE e agora também no plenário do Senado. A proposta pretende salvar as obras da matriz de investimento para a Copa em atraso e permite que sejam beneficiadas até mesmo as que forem iniciadas até 30 de junho de 2014.
Na reunião da CAE, o senador apresentou uma lista de obras de prefeituras que correm o risco de exclusão da matriz da Copa. Jucá citou investimentos públicos em Porto Alegre, Natal, Curitiba e Fortaleza que precisariam ser mantidos no critério de excepcionalidade que permite ao estado ou município superar sua capacidade de endividamento.
A relação apresentada por Jucá inclui obras de mobilidade urbana e infraestrutura de transporte, como corredores rodoviários, estações de passageiro e sistemas de BRT (sigla em inglês para trânsito rápido de ônibus). O senador alega que esses empreendimentos poderiam ficar paralisados por terem sido contratados antes e não concluídos a tempo do evento.
Por se tratar de projeto de resolução, a matéria não precisa ir para a Câmara dos Deputados e segue direto para promulgação.
Fonte :Agência Brasil

Comentário:
Isso já era esperado, pois todo mundo sabia que iria acontecer isso.
Quem não sabe que tem alguns "Bons Políticos" que ou são donos de empreiteiras ou são acionistas delas?
Será que eles vão ganhar alguma coisa com isso?
Tenho até pena deles.
Quanto dinheiro a mais vai ser gasto para que sejam concluídas estas obras?
Por isso que eu sempre fui contra  a copa do mundo ser realizada no Brasil.
Será que esta fortuna que vai ser gasta não seria bem mais proveitosa se aplicassem em Saúde, em Educação, em Segurança, em Ferrovias, em Portos?
Vejam a situação que andam os Caminhoneiros que escoam a nossa safra!
Chegam ficar mais de uma semana nas filas dos portos para poderem descarregar.
Isso tudo tem custos, e são repassados para os produtores com acréscimo no valor do frete.
Que pouca vergonha!
Mas este é o País em que vivemos.
Acorda Brasil!!!! 
Enquanto há tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário