30 de abril de 2014

Aécio cresce na disputa presidencial e chega a 21,6%, diz pesquisa CNT/MDA

Se comparada com a última pesquisa divulgada em fevereiro, o tucano obteve um crescimento de 4,6 pontos percentuais.


A segunda rodada neste ano da pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Trasporte CNT/MDA sobre a disputa eleitoral à Presidência da República, divulgada nesta terça-feira, aponta avanço do senador Aécio Neves (PSDB), que subiu de 17 % nas intenções de voto em fevereiro para 21,6% em abril, em pesquisa de inteção de voto estimulada. No mesmo período, a presidente Dilma Rousseff (PT) caiu de 43,7% para 37%. Já Eduardo Campos (PSB) oscilou dentro da margem de erro e obteve 11,8% das intenções de voto, contra de 9,9% em levantamento feito no início do ano. O percentual dos eleitores que pretendem votar nulo ou em branco ficou estável, com leve queda de 20,4% para 20%.

O senador tucano também melhorou o desempenho na pesquisa de intenção de voto espontânea - passou de 5,6% para 9,3%, enquanto Dilma caiu de 21,3% para 20,5%. A mesma tendência de alta foi registrada em relação ao candidato Eduardo Campos, que passou de 1,6% das intenções de voto para 3,6%.

 (Arte/Soraia Piva)


Segundo turno

Em relação ao segundo turno, diminuiu a diferença entre a presidente e os seus principais oponentes. Em fevereiro deste ano, Dilma tinha 46,6% dos votos, contra 23,4% de Aécio Neves. No atual cenário, a petista caiu para 39,2% e o candidato tucano subiu para 29,3%. A diferença também ficou menor em relação a Eduardo Campos - Dilma tinha 48,6% das intenções de votos em fevereiro e caiu para 41,3% em abril enquanto o ex-governador pernambucano cresceu de 18% para 24%.

Dilma também piorou o seu desempenho no quesito limite de voto. Segundo a pesquisa, o percentual de entrevistados que votariam apenas na atual presidente diminuiu de 26,7% para 23,2%. Por outro lado, aumentou o número de eleitores que não votariam em Dilma de jeito nenhum, de 37,3% para 43,1%. Outros 29,4%, contra 31,4% em fevereiro, disseram que ela é uma candidata em que poderiam votar.

Pesquisa 


De 20 a 25 de abril, a Pesquisa CNT/MDA entrevistou 2.002 pessoas, em 24 unidades de federação, nas cinco regiões do país. Também foram avaliados temas como as expectativas dos eleitores sobre temas como economia, inflação, saúde, educação, segurança e emprego. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário